Your advert here – Seu anúncio aqui

28 de mai. de 2010

Monumento a Júlio de Castilhos

O monumento central da Praça da Matriz de Porto Alegre homenageia Júlio de Castilhos (ver biografia), importante figura política que foi governador do Estado do RS no final do século XIX (1893 a 1899), além de líder do positivismo (o que é) no Rio Grande do Sul.
O monumento em bronze foi construído em 1913, na gestão do governador Carlos Barbosa (ver biografia) e foi desenvolvido pelo escultor Décio Villares (ver biografia), que também fez o desenho da atual bandeira do Brasil, contendo a inscrição positivista "Ordem e Progresso".
A imagem foi construída a partir de um conjunto de seis fotografias, sendo montadas na edição. Infelizmente, a imagem é incapaz de apresentar toda a riqueza deste lindo monumento a Júlio de Castilhos (ver biografia).
Para saber mais: Terra Gaúcha.
Para saber mais: Positivismo no Brasil.

25 de mai. de 2010

21 de mai. de 2010

Sul do Brasil retratado em vídeo de 1942

O documentário apresenta, nesta ordem, os estados do Paraná (primeiros 6min), Santa Catarina (3min) e Rio Grande do Sul (10min, aproximadamente). Dentro do contexto gaúcho, são apresentadas as cidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre (últimos 4min do vídeo). A produção possui áudio em inglês. Mesmo para quem não domina o idioma, vale a pena conferir como era Porto Alegre em 1942.

14 de mai. de 2010

A memória nas ruas: Pindorama

Rua Pindorama - (histórico) Pais das palmeiras, tradução da língua Tupi-Guarani

A memória nas ruas: Sarapuí

Rua Sarapuí - Em Guarani, Rio dos Sarapós (peixe). Município do Estado de São Paulo

A memória nas ruas: o Barão de Teresópolis

Avenida Teresópolis - Arrabalde de Porto Alegre denominado em homenagem ao sábio médico Rio Grandense Francisco Ferreira de Abreu, Barão de Teresópolis

Pesquise aqui (resultados no topo da página):