6 de jan de 2011

Retrospectiva 2010 - trânsito na Capital

A Rectrospectiva 2010 continua abordando um problema que Porto Alegre não tem enfrentado como deveria nos últimos vinte anos: o trânsito. A opção pelo automóvel é parte de uma política governamental em nível nacional. A falta de investimentos em alternativas para o transporte está levando o sistema ao esgotamento. Veja algumas imagens que marcaram 2010 no blog Vivendo Porto Alegre.
Acima, em um dia de semana, entre 7:00 e 8:00 é mais rápido ir de bicicleta na Avenida Bento Gonçalves, sentido bairro-Centro, entre o limite com o Município de Viamão e a Antônio de Carvalho. O mesmo trecho da Bento Gonçalves, em sentido contrário: trânsito cansativo após um longo dia de trabalho.
Outra avenida que enfrenta problemas com frequência é a Ipiranga.
Na imagem a seguir um engavetamento entre três automóveis com danos materiais: um veículo teve que ser empurrado após a colisão.
A Avenida Ipiranga proporciona uma emoção a mais: o Arroio Dilúvio. Precisou um famoso ator de uma emissora de TV cochilar na direção para a EPTC providenciar guard-rails em alguns pontos. 
A seguir, imagem flagra motociclista desrespeitando sinal vermelho no cruzamento da Rua Coronel Bordini com a Cristóvão Colombo. Pedestre teve que pular para a calçada para moto não atropelá-lo.
Colisões entre automóveis e motos são frequentes na Capital. Na colisão abaixo felizmente não houve feridos.
O blog também registrou a longa espera pela Linha 2 da Trensurb, que após quinze anos ainda continua no papel. Na imagem abaixo, contraste entre o trânsito de veículos na entrada de Porto Alegre e a Linha 1 do trem metropolitano.
O aeromóvel continuou em 2010 apenas no imaginário dos porto alegrenses. Espera-se que em 2011 entre em operação a linha que ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto da Trensurb.
Motoristas fumam e conversam ao celular enquanto dirigem: o comportamento no trânsito do porto alegrense também deixou a desejar em 2010.
A frota de ônibus municipal de Porto Alegre é relativamente nova. Não é muito comum ocorrerem panes nos veículos.
Por outro lado, veículos blindados são estacionados em locais que muitas vezes atrapalham o fluxo de veículos e de pedestres. Aqui é o sistema financeiro quem dita as regras do trânsito, como na imagem abaixo, onde um ônibus estragou na Avenida Júlio de Castilhos. O blindado não cedeu à solicitação do agente de trânsito e a pista permaneceu bloqueada.
Um motorista que portava um adesivo de deficiente físico foi obrigado a estacionar na calçada pois as duas vagas exclusivas estavam ocupadas por veículos que não portavam a identificação. Vagas exclusivas em Porto Alegre muitas vezes não são respeitadas.
Alguns motoristas abusam da velocidade. Foi encontrada uma placa com a expressão "devagar idiota" em uma rua de Porto Alegre. Sinal de que o trânsito vai mal na Capital gaúcha.
Retrospectiva 2010: o que mais você quer ver?
Participe deixando seu comentário!

Nenhum comentário:

Pesquise aqui (resultados no topo da página):